http://www.twevergrand.net/ - De volta ao novo mundo!
 
InícioBlogPainelGuia do UsuárioChatInícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

Compartilhe | 
 

 Entendendo a lógica do jogo.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Paulnet
Paulnet

Mensagens : 37
Idade : 25
Localização : Na frente do PC
Subtexto : I'm blue, da bu di da bu da, da bu di, da bu da

Entendendo a lógica do jogo. Vide http://www.tofupals.blogspot.com
MensagemAssunto: Entendendo a lógica do jogo. Entendendo a lógica do jogo. Icon_minitime1Qua Ago 10, 2011 3:49 pm

As vezes é necessário entender algumas coisas para se comunicar com outros jogadores do Stepmania.
E também para fazer simfiles, portanto, comecemos:

Começando pelo que o simfile tem a nos mostrar
Entendendo a lógica do jogo. Stepmania%252520screenshot
1- Stage 005 significa que essa é a quinta música que você vai jogar desde a hora que você abriu o jogo, e então vai indo pra stage 006, stage 042, stage 069, ou quem sabe stage 495.
2- Aquela é a lista de música, geralmente as que tem +2 do lado gastam 2 stages, por causa do tanto que demoram(2:30 pra 5:00, mais que 5:00 seria +3 e gastaria 3 stages), e aqueles que são vermelhos, tem um Hard de 10 ou mais footers(explicarei embaixo), para navegar entre as músicas, é só usar a seta da direita e da esquerda.
3- Essas são as dificuldades, que vão do Novice para o Edit mode(O Edit mode pode ser usado pra por modificações de tal dificuldade, de acordo com o autor, mas na maioria, é um nível mais difícil que o Hard, então cuidado, e também lembre que ele pode ter qualquer nome), e o número que fica do lado direito do nome da dificuldade é o footer, seria outro sistema de dificuldade, a maioria das músicas keyboard costumam ter um Easy 5 ou 6, um medium 7 ou 8, e um Hard e Expert de níveis grandes, acima de 10, as de pad costumam ter esse sistema também, mas o hard raramente vai no 10, porém também depende de como o autor da música considera as dificuldades.
4- O BPM é a velocidade da música, se o número vier em uma letra branca, significa que é um BPM apenas, pode tirar seu medo de mudanças de BPM, porém o autor pode estar mentindo também, se o número vier em letra laranja, ele vai indicar o mínimo de velocidade e o máximo que a música terá, caso o número seja azul, as velocidades da música são desconhecidas, espere por loucura total.
5- A duração da música, apenas.
6- Aí está a parte complicada.
O número de setas e o groove radar.
Vamos começar pelo número de setas e seus tipos:
Tap: É uma nota simples, não é dupla, tripla nem quadrúpla, geralmente é a que mais tem nas músicas.
Jumps: São notas duplas, ou melhor, daquelas que você aperta duas de uma vez.
Holds: São aquelas que você tem que segurar até a barrinha acabar.
Mines: São minas terrestres, se vier algo que não se pareça com uma seta para o seu alvo, não aperte o alvo quando ela chegar, senão ela vai explodir e abaixar a sua vida.
Hands: São notas triplas, daquelas que você aperta 3 de uma vez.
Rolls: São iguais aos holds, só que em vez de segurar, você tem que apertar o mesmo botão bem rápido até a barrinha acabar.
Lifts: Nunca vi um, mas dizem que é daquelas que você tem que apertar a seta antes dela vir, não na hora.
Fakes: São notas que servem apenas pra dar trabalho, nada acontece quando você aperta elas, elas servem apenas pra te enganar. São notas falsas.
O número a direita dos nomes acima, é a quantidade de setas que tem de tal tipo.
Falando do Groove Radar agora, que está na direita daquela caixa, com as porcentagens:
Stream(representado pela letra S): É a quantidade de notas de qualquer tipo de acordo com a duração da música, se tiver muitas notas pra duração da música, o stream vai lá nos 100%.
Velocity(representado pela letra V): É a quantidade de notas que tem de acordo com a velocidade da parte onde as notas estão, ou melhor, se tiver muitas notas numa velocidade alta, o velocity aumenta bastante.
Air(representado pela letra A): É a quantidade de jumps, hands e quads na música.
Freeze(representado pela letra F): É a quantidade de holds e rolls na música.
Chaos(representado pela letra C): É a quantidade de 12ths ou notas de valor menor.(explico o que diabos são essas coisas embaixo)
Entendendo o que acontece enquanto você joga a música
Começando pelas cores das setas, elas representam o tempo dela.
Não entendeu?
Deixa eu te explicar.
BPM significa Beats Per Minute, ou beats por minuto, tudo bem, vamos dizer que esse beat pode ser separado em varias partes.
Entendendo a lógica do jogo. 2011-12-06_000239
Está vendo as notas vermelhas aí?
Elas são o beat separado em 4.
Elas são 4ths.
Pra quem não entendeu, vamos dizer que o beat é o número 4, 4 divido por 4 é 1, certo?
O vermelho seria o número 1 nesse caso.
Entendendo a sequência, vamos partir para o azul, o 8th:
Entendendo a lógica do jogo. Stepmaniasse22011081016
Se o 8th é o azul, porque vem ele e o vermelho?
Simples.
1 dividido por 2 seria 0.5, correto?
0.5 - 1.0 - 1.5 - 2.0
Ou melhor.
Azul, vermelho, azul, vermelho, azul, vermelho.
E o verde seria o 12th:
Entendendo a lógica do jogo. Stepmaniasse22011081016
(desculpe pelo troço lá falando do BPM se atrapalhou, lol)
A ordem dele seria verde, verde, vermelho, verde, verde, vermelho.
Mas porque?
Porque ele seria aquela que dividiria o 4th em 3.
Se precisa de 3 pra dar o 1, simplesmente teria que repetir duas vezes o verde antes de entrar no 1, certo?
E o 16th dividiria o 8th em dois, e é representado como amarelo.
Ou melhor:
Amarelo, azul, amarelo, vermelho, amarelo, azul, amarelo, vermelho.
Como a sequência numérica:
0.25 - 0.5 - 0.75 - 1.0 - 1.25 - 1.5 - 1.75 - 2.0

Por enquanto é isso.
Esperem pelo próximo tutorial.
Outros tutoriais:
Introdução ao Stepmania.
Como fazer um simfile.
Outros jeitos de jogar Stepmania.


Última edição por Paulnet em Seg Dez 05, 2011 9:05 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Deixando o tutorial melhor)
Doug Mitsujii
Doug Mitsujii

Mensagens : 83
Subtexto : Yosh! Let's go! Adventures are waiting for us!

Entendendo a lógica do jogo. Vide http://twevergrand.net/ http://osu.ppy.sh/u/DouglasEagle
MensagemAssunto: Re: Entendendo a lógica do jogo. Entendendo a lógica do jogo. Icon_minitime1Qua Ago 10, 2011 3:54 pm

Vou editar coisa nenhuma. Lets, depois você arruma isso.

Bom, falta arrumar as imagens e acho que melhorar na formatação pode ser uma boa. Por mais que isso não seja o foco dos tópicos, uma boa formatação ajuda o leitor (e ao autor) a organizar as coisas e poder entender melhor.

Valeu, está ajudando legal na parte do Stepmania, sabia que iria ajudar! \o\
 

Entendendo a lógica do jogo.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
The World of EverGrand-