http://www.twevergrand.net/ - De volta ao novo mundo!
 
InícioBlogPainelGuia do UsuárioChatInícioPortalBuscarMembrosRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Dicas para Criação de Tutoriais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Doug Mitsujii
avatar

Mensagens : 83
Subtexto : Yosh! Let's go! Adventures are waiting for us!

Ver perfil do usuário http://twevergrand.net/ http://osu.ppy.sh/u/DouglasEagle
MensagemAssunto: Dicas para Criação de Tutoriais Sab Dez 24, 2011 2:33 pm

Dicas para Criação de Tutoriais
Como um padrão poderia limitar o usuário, pelo menos dicas podem valer a pena.

Esse texto interessante criado pelo Falco mostra alguns pontos importantes que devem ser levados em consideração ao criar um tutorial. Tomei liberdade em também editar alguns pontos, já que não podemos aplicar todos os pontos, já que ele era de outra comunidade. Mas mesmo assim, com esse texto, é possível melhorar bastante o seu nível de escrita quando criar um tutorial.



A Escrita
Você deve entender que obviamente outras pessoas irão ler seu documento. Irão ler suas palavras e elas representarão seu conhecimento e sua personalidade. Estas palavras dirão muito sobre você. Se você é engraçado, sério, etc. Logo, suas palavras, o modo como escreve e o que escreve são muito importantes. Portanto:
  • Evite erros de português. E evite linguagem de internet.
  • Formate seu texto. Parágrafos, letras maiúsculas, etc. Organize seu texto, ponha em prática o que aprendeu na escola, rapaz!
  • Seja claro. Muitas pessoas não sabem o que é um switch ou uma variável, portanto, dê uma pequena explicada sobre o assunto ou então coloque um link de algum tutorial sobre o assunto.
  • Entenda o que está escrevendo.
  • Entenda, sobretudo, o que está explicando.
  • Faça seu texto fluir, não o deixe cansativo. Lembre-se que isto não significa curto e incompleto!

A Organização
Seu tutorial deve ser, acima de tudo, organizado: parágrafos bem estruturados, imagens bem posicionadas, formatação adequada... Importe-se esteticamente com o tutorial.
Evite usar uma paleta de cores extensa. Um tutorial é um documento, não uma festa de carnaval. Mantenha-se com duas cores: vermelho ou azul para destacar certas partes. Use também negrito (ou então itálico, ou sublinhado).
Evite também usar mil fontes diferentes. Tente usar apenas uma, ou use nenhuma, deixando a padrão do fórum.
Saiba quando brincar. Não encha seu tutorial de piadinhas ou imagens completamente desnecessárias.
Não use fontes grandes em situações desnecessárias. Assim como as cores, escolha um padrão para seus tutoriais de no máximo três tamanhos. Grande, normal e pequeno. Normal para texto, grande para títulos e subtítulos, pequeno para anotações e observações.

Dicas Gerais
Tutorial não é você fazer um sistema de eventos e colocar para download. Isso é disponibilizar um sistema, que não é nem um pouco produtivo. Tutoriais servem para ensinar e instigar a mente do leitor a refletir, agir e construir soluções. Você está construindo um tutorial para ensinar uma pessoa a fazer um banco, com depósito e saques, mas junto com isso vem o conhecimento sobre variáveis, switchs e condições, e, aprendendo passo-a-passo, a pessoa saberá fazer muito mais que um banco, e poderá melhorar mais e mais. E esse é o objetivo de um tutorial. Entendam isso e e trabalhem em cima desta linha de pensamento ao criarem seus tutoriais. Não basta dar o peixe, temos de ensinar a pescar!

Agora, algumas outras dicas:
  • Enriqueça seu tutorial com imagens. Tire screenshots bonitas e leves, deixando seu tutorial mais bem explicado e claro.
  • Não deixem seus pupilos desamparados. Fazer uma demo com o sistema pronto não é o certo. Ao invés disso, explique como chegou até ali. Passo a passo.
  • Depois de fazer um tutorial, muita gente virá perguntar diversas coisas. Seja educado, polido e gentil.
  • O RPG Maker é uma arte. Aprecie e ame esta arte. Nunca o subestime. Ao invés disso, o desafie. Se disseram que não podia ser feito, faça.
  • Ensinar também é uma arte. Goste de fazer isso, ou então não faça.
  • E sim, ajudar também é uma arte, e você precisa gostar disso.
 

Dicas para Criação de Tutoriais

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
The World of EverGrand-